Fitoterápicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), define como medicamentos fitoterápicos os que são obtidos a partir de derivados vegetais, em que os riscos, os mecanismos de ação e onde agem no nosso corpo são conhecidos.

Feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal, os medicamentos fitoterápicos são aqueles que contém substância ativas isoladas, e possuem uma associação com extratos vegetais.

Todos os remédios fitoterápicos devem ter a ação comprovada através de estudos farmacológicos e toxicológicos. Também é necessário fazer um levantamento de artigos publicados, assim como o conhecimento tradicional sobre a espécie vegetal determinada. Somente após confirmada a ação e qualidade, o medicamento é registrado.

Diferença de fitoterápicos para plantas medicinais

Para entender as principais diferenças entre os dois métodos de tratamento é necessário primeiro saber que as plantas medicinais são aquelas usadas tradicionalmente e que possuem capacidade de aliviar sintomas da doença ou até curar algumas patologias. 

O uso dessas plantas é feito normalmente pela população através de chás, sucos, infusões, macerados e diversas outras formas. 

Quando essas plantas medicinais são utilizadas de maneira industrial para a obtenção de um medicamento, surge o fitoterápico. Esse processo de industrialização é muito importante, pois ajuda a evitar contaminações, além de dosar a quantidade que é a ideal para uma pessoa consumir sem o risco de intoxicação com o medicamento.

Benefícios do medicamento fitoterápico

Em alguns pontos é possível comparar o tratamento através de medicamentos fitoterápicos com a medicina tradicional, mas existem muitos benefícios da forma de tratamento através desses medicamentos.

Devido a composição natural, os fitoterápicos não produzem danos a saúde como outros medicamentos, sendo uma ótima opção para pessoas que possuem algum tipo de alergia a substâncias presentes em outros compostos.

Os efeitos colaterais são muito menos agressivos do que os causados por remédios tradicionais, sendo um dos maiores benefícios e motivos de procura dos fitoterápicos.

Existem também medicamentos que acabam deixando os usuários dependentes do efeito devido aos compostos sintéticos, que influenciam de forma severa o funcionamento natural do corpo. Devido a esse motivo, muitos médicos estão adotando os fitoterápicos, já que sua dependência é quase inexistente.

Para quem é indicado o uso de medicamento fitoterápico?

Os medicamentos fitoterápicos não são limitados a indicações especificas, ele pode ser utilizado por qualquer pessoa e possui diversas finalidades que podem auxiliar em muitos tratamentos.

Embora seja muito benéfico, esse tipo de medicamento deve ser manipulado com cuidado, e assim como na medicina tradicional, é importante utilizar medicamentos somente após a recomendação de um profissional com conhecimento no assunto.

Para quais doenças é recomendado o uso de medicamento fitoterápico?

A composição natural e por ser menos prejudicial a saúde, faz com que os medicamentos fitoterápicos sejam cada vez mais procurados para tratamentos de doenças que não possuem cura instantânea, como é o caso da depressão, ansiedade e insônia.

Apesar da alta procura, isso não significa que medicamentos como os alopáticos devem ser substituídos pelos fitoterápicos. O benefício de um não anula o do outro, fazendo deles ótimos aliados.

Onde encontrar medicamentos para tratamento fitoterápico?

Na Biopharma é possível encontrar todos os tipos de medicamentos para tratamentos fitoterápicos, já que possuímos uma farmácia própria de manipulação.

Saiba mais:

+ Especialidades