Dermatologia
A dermatologia é a especialidade médica que a área de conhecimento é concentrada no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. Dentro da dermatologia existe a dermatovenereologia, especialidade voltada para o contexto de doenças sexualmente transmissíveis.
Onde a dermatologia é utilizada?
O maior órgão do corpo humano é a pele, que possui uma estrutura muito complexa, não é atoa que existe o registro de mais de 3 mil doenças dermatológicas, que podem afetar pessoas de todas as idades, crianças, jovens e idosos.
A dermatologia está em todos os processos fisiopatológicos que envolvem a pele, desde simples infecções, reações autoimunes e inflamatórias até tumores.
Como saber quando preciso de tratamento dermatológico?
A pele, unhas e cabelos sofrem diversas alterações, mas é necessário saber se elas são normais ou não. Muitas pessoas deixam para procurar um especialista apenas quando o problema já está muito avançado, o que dificulta o tratamento e pode ter consequências graves, como os casos de câncer de pele.
Por isso, é muito importante buscar atendimento dermatológico o mais breve possível assim que observar os primeiros sinais de alteração. Conheça alguns motivos para procurar o tratamento:
Cravos e espinhas: a acne é vista como uma coisa comum, principalmente em adolescentes, e como um problema que passa sozinho. Mas ela também pode trazer consequências emocionais séries e deixar marcas permanentes, como manchas e cicatrizes.
Pele muito seca ou muito oleosa: entender qual é o seu tipo de pele é muito importante na hora de escolher os produtos certos, como hidratante ou protetor solar. Por isso, é muito importante uma consulta para entender as melhores opções para você.
Além disso, quando a ele está muito seca e começa a descamar e a arder, ou em casos de excesso de oleosidade pode causar acnes. Através do tratamento e cuidado é possível cuidar e reequilibrar a sua pele.
Coceira, vermelhidão e descamação: essas alterações podem acontecer por diversos motivos, desde uma picada de inseto até dengue ou câncer. Além disso, as manchas vermelhas podem coçar e indicar alergias ou irritações. Se não tratadas corretamente, essas lesões podem virar feridas devido a coceira, abrindo caminho para infecções na pele, já que as unhas carregam bactérias.
Unhas fracas ou manchadas: esses sintomas podem indicar uma irritação por contato, deficiência nutricional, micose, anemia, psoríase e problemas na tireoide. Além disso, alterações no formato e cor também devem ser observadas, já que podem ser decorrentes de diabetes, doenças respiratórias e problemas cardiovasculares, entre outras condições.
Queda de cabelo: além de ser um sinal normal da passagem do tempo, especialmente entre os homens. Porém, ela também pode ser causada por outros fatores, como: alteração hormonal pós-parto, síndrome metabólica, problemas na tireoide e micose no couro cabeludo.
Suor excessivo: transpirar é uma função normal do nosso corpo, mas quando acontece de forma excessiva pode causar constrangimento, como manchas nas roupas (principalmente nas axilas) e mãos molhadas.
Essa condição é conhecida como ‘hiperidrose’, e pode surgir em outras partes do corpo, como: couro cabelo e pés. Esse suor pode causar muito constrangimento, por isso é necessário um tratamento dermatológico.
Mau cheiro: embora o suor não tenha cheiro, as bactérias da pele se alimentam dele e produzem substâncias de odor desagradável, principalmente nas axilas e nos pés. Por isso, usamos sabonete e desodorantes.
Algumas pessoas não conseguem se livrar do mal cheiro mesmo estando com a higiene em dia, apresentando uma condição chamada bromidrose. Para tratar esses problemas, é fundamental ir ao um dermatologista recorrer ao tratamento.
Manchas e pintas suspeitas: o nosso corpo produz diversos sinais, a maior parte deles é benigno, mas somente um profissional especializado pode descartar o risco de malignidade de um sinal que apareceu há pouco tempo ou que está apresentando alterações de cor e tamanho.
Todas as alterações no comportamento da pele, das unhas, dos cabelos e dos pelos devem passar por uma avaliação dermatológica.
O que são remédios dermatológicos?
Qualquer tipo de medicamento que haja na pele pode ser considerado dermatológico, eles agem curando diversas dermatites, mas dentro dessa classificação também temos alguns produtos que agem com um foco mais estético, como é caso de hidratantes e adstringentes, além de anti-inflamatórios e antissépticos que ajudam a pele a se manter saudável.
Onde adquirir remédios dermatológicos?
Para fazer o uso dos medicamentos dermatológicos é necessário antes passar em um especialista para entender de maneira correta qual o problema e qual a solução.
A Biopharma conta com uma farmácia de manipulação que está preparada para atender todos os tipos de demanda de remédios dermatológicos. Conheça os nossos serviços.